ALEAM: COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR REALIZOU 1.319 ATENDIMENTOS EM 2020
janeiro 13, 2021O relatório anual da Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que aponta em números a quantidade de atividades parlamentares extra-plenário, registrou 1.319 atendimentos da Comissão de Defesa do Consumidor ao longo do ano de 2020. Além disso, realizou 35 visitas técnicas, seis Audiências Públicas virtuais, três Audiências Públicas individuais e três conjuntas e 35 fiscalizações em Manaus e no interior do Estado.
Na análise de proposituras, a CDC/Aleam avaliou 35 propostas e deu 23 pareceres favoráveis e quatro pareceres contrários.
Para o presidente da CDC, deputado João Luiz (Republicanos), considera que, em função do ano atípico de pandemia, a decisão de reforçar a interação on-line com os consumidores amazonenses por meio das mídias sociais – Whatsapp, Facebook e Instagram – foi fundamental para o sucesso dos trabalhos. “Dessa forma, garantimos ao consumidor o direito de requerer e cobrar por seus direitos diante da empresa reclamada”, ressaltou.
Entre as atividades realizadas pela CDC/Aleam, o parlamentar destacou as ações de atendimento ao consumidor como o Balcão do Consumidor, que levou serviços de abertura de reclamações e orientação jurídica – consumerista – aos bairros de Manaus e também aos municípios do interior do Estado.
Atualmente, a Comissão de Defesa do Consumidor é composta, além do deputado João Luiz, na presidência e Abdala Fraxe (PODEMOS), como vice, pelos parlamentares Álvaro Campelo (Progressista); Felipe Souza (Patriota) e Roberto Cidade (PV) que completam a composição da CDC.
Diretoria de Comunicação da ALEAM
Da Redação:
Portal Notícias do Poder