CPI DA COVID FREIA A 3ª ONDA E QUER INVESTIGAR CONTRATOS E AÇÕES DE PUBLICIDADE DOS GOVERNOS ESTADUAIS CONTENDO ‘FAKE NEWS’…VEJA MAIS.
maio 2, 2021Objetivo é averiguar se houve financiamento com recursos públicos de campanhas contendo ‘fake news’. Requerimentos de informações foram aprovados na quinta-feira (29).
A CPI da Covid quer fazer um pente-fino nas campanhas de comunicação e publicidade dos governos estaduais envolvendo a pandemia do novo coronavírus.
A apuração sobre a comunicação oficial foi incluída no plano de trabalho da comissão apresentado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) na última quinta-feira (29).
Dessa maneira, a comissão vai apurar, por exemplo, se houve irregularidades nos contratos de comunicação e ‘campanhas de desinformação’ pagas com recursos públicos, abordando, por exemplo, os boletins estaduais da covid.
Também na última quinta (29), primeiro dia de deliberação da comissão, foram aprovados quatro requerimentos que pedem informações sobre contratos, campanhas publicitárias e pagamento a influenciadores digitais.
A comissão destinada a apurar ações e omissões dos governos estaduais no enfrentamento à Covid-19 foi instalada na última terça-feira (28).
Os pedidos foram endereçados as secretarias estaduais de Saúde e da Comunicação.
Na justificativa, o relator diz ser “imprescindível analisar quais foram as estratégias adotadas pelos governos estaduais para o enfrentamento da pandemia, sobretudo as campanhas de comunicação que foram lançadas e os gastos efetivados”.
De acordo com a comissão, o objetivo é apurar se recursos públicos foram utilizados para a desinformação da população.
“Há evidências de que as Secretaria de Comunicação estaduais foi mobilizada para essa questão. Autoridades públicas, valendo-se de ‘fake news e falsos argumentos’, têm atuado como agentes públicos de ‘desinformação’ ao longo da pandemia de Covid-19”, afirmou a comissão.
Senado
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