MUNDO: COMO OS JOGOS DE COMPUTADOR INCENTIVAM AS CRIANÇAS A GASTAR DINHEIRO…ENTENDA MAIS.
maio 20, 2023A Sra. Ward mora em Barbados com o marido e os filhos, Finn, 14, e Leif, 12.
Quando Leif começou a jogar Roblox, ele começou a pedir robux – a moeda do jogo – que permite aos jogadores atualizar seu personagem ou comprar itens virtuais. Então, seus avós deram a ele $ 200 (£ 159) de crédito da Apple no Natal.
“Para minha surpresa, ele gastou tudo em questão de dias”, diz a Sra. Ward. “Depois disso, não dei a ele mais do que $ 10 em robux por mês. Ele rapidamente ficou frustrado e entediado com o jogo.”
Leif mudou-se para World of Tanks, que também exige que os jogadores atualizem seu armamento usando crédito do PlayStation.
“No entanto, este jogo tem a opção de assistir a anúncios para ganhar crédito”, diz a Sra. Ward. “Ele fazia isso por desespero quando esgotava sua mesada mensal para jogos.”
A Sra. Ward diz que seu filho mais novo ainda não aprendeu o autocontrole ou o senso de dinheiro.
“É algo que tenho que policiar constantemente.”
As empresas de jogos usam a psicologia comportamental para manipular os usuários a gastar, diz a professora Sarah Mills, e a ligação entre jogos e apostas está se tornando “cada vez mais confusa”, explica ela.
Ms Mills é professora de geografia humana na Universidade de Loughborough. Sua pesquisa descobriu que as técnicas de jogos de azar fazem os jogadores jogarem por mais tempo e gastarem mais dinheiro, além de gerar compras repetidas.
Vicki Shotbolt, diretora-executiva da Parent Zone, uma organização que ajuda os pais a navegar no mundo digital para seus filhos, é mais específica sobre como os jogos incentivam os jogadores a gastar seu dinheiro.
Ao gastar, os jogadores podem “evitar a rotina” – onde fazer uma compra no jogo significa evitar horas de jogo monótono para progredir para outro nível.
“Fun pain” é quando você corre o risco de perder algo importante se não fizer uma compra.
Enquanto isso, “técnicas de ofuscação”, como as moedas do jogo, tornam difícil ver quanto você realmente está gastando.
Outra tática é o uso de “loot boxes”. Os jogadores compram uma caixa sem saber o que há dentro. Ele pode conter um item que muda o jogo – mas, na maioria das vezes, o prêmio nada mais é do que uma personalização medíocre.
“Os jovens se lembram de sentimentos de vergonha quando refletem sobre a quantia que gastaram tentando obter um item raro, mesmo que tenham sucesso”, diz o professor Mills.
Embora possa ser difícil para os pais acompanhar e-mails, senhas e cartões de pagamento registrados em várias plataformas e dispositivos, existem maneiras de proteger seu filho adolescente e sua conta bancária.
As contas infantis e os controles dos pais podem ser usados para desativar compras ou definir um limite de gastos. Os pais podem configurar notificações por e-mail para sinalizar compras e usar cartões-presente em vez de cartões de crédito.
Talvez o mais importante, acrescenta o Sr. Yang, converse com seu filho.
“Na minha experiência, o atrito decorre da falta de presença dos pais”, diz ele. “Agora tenho dois filhos e, em vez de usar jogos como uma ferramenta de babá, me certifico de estar presente em suas vidas enquanto consomem mídia.”
BBC